sexta-feira, 16 de julho de 2010

DaGanja

Com alguns anos de estrada atuados em alguns grupos de RAP do cenário baiano, o rapper Daganja deu início em sua carreira solo carreira solo com o disco "Entre Versos e Prosas", produzido em novembro de 2008. O disco foi lançado em parceria com o Selo Positivoz; Studio FreedonSoul Rec e a Coro de Rato Produções e trás toda a bagagem musical do artista, adquirida em sua vivência com músicos de diversos estilos da cidade. É notória a influência do samba, do reggae, do soul, do dub, da MPB, e até de raízes caribenhas, as quais, misturadas a fortes batidas do rap, contribuem para a trilha perfeita e para suas letras, que nada mais falam da realidade das ruas; de espiritualidade; batalhas, vitórias; conquistas; dores e amores; entre outros assuntos que são transformados em rimas pelo gangueiro em questão. Atraindo a atenção da mídia, como em entrevista concedida ao Portal Bocada Forte, maior site do gênero da América Latina e constante presença na rádio oficial e em notas de blogs e jornais pelo país, o artista ganha cada vez mais destaque. Prova disso foram as grandes apresentações realizadas no Rio de Janeiro e pelo interior da Bahia, além de uma agenda cheia pelo circuito alternativo da cidade de Salvador.
Em 2004, quando fazia parte do grupo Testemunhaz, Daganja obteve seu primeiro registro fonográfico titulado "A Vida nos ensina", gravado de forma independente e contendo letras politizadas e batidas que acompanhavam as rimas. O disco rendeu grande repercussão, colocando o grupo como um dos indicados ao título de melhor grupo de rap do norte/nordeste naquele ano. Em 2003, junto ao Afrogueto, gravou um disco demo e, no ano seguinte, gravou dois vídeos-clipe, fazendo, ainda, diversos shows ao lado de grupos como Racionais, SNJ, Mv Bill, Charlie Brown Jr,O haitiano Vox Sambou, entre outros.
Levou o rap ao carnaval por três anos seguidos: em 2008, no Trio Africa900; em 2009, no trio Bahia Sound System; e em 2010, no trio Sistema de Som Pearambulante, com o grupo Ministereo Publico e B.negão.
A biografia acima é de Alan dos Santos, mais conhecido na cena soteropolitana como Daganja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário